Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Equilíbrio dinâmico

Roda a roda e não vai a lugar algum. Sempre lá, repetindo para sempre o mesmo movimento, presa a seu eixo, sem sequer decidir seu próprio trajeto. Ela roda, apoia, freia, derrapa, se desgasta, às vezes fura. Mas continua rodando sem sair do lugar.

Isso não quer dizer que o movimento é em vão. A roda deixa sua marca no asfalto, o asfalto deixa sua marca na roda. O ônibus se desloca, e como! E a paisagem do lado de fora das janelas muda gradativamente. Pessoas sobem, pessoas descem, nem mesmo o trocador e motorista permanecem. E as rodas lá, rodando.

Elas ligam pra quem sobe e quem desce? Não. Nem um pouco, na verdade. Elas só sabem uma coisa ou outra. Por exemplo, que quando tem muita gente é mais difícil. Fica mais pesado, elas se desgastam mais. E quando tem menos gente é mais tranquilo, mas não tem tanta graça. Não tem o burburinho de conversa, o barulho de vida, nenhum movimento além do seu próprio rodar.

Não é como se o importante fosse quantidade e não qualidade. E também não é como se houvesse uma competição de qual passageiro é melhor. É que eles são justamente isso: passageiros. É preciso saber disso e ter certo desapego. Eles só sobem porque pretendem descer em algum lugar mais pra frente. E quando descerem, outros entrarão, só para saírem dali a tantos metros.

É um ciclo que vai se repetindo sempre, assim como as rodas, que, permanentes, vão rodando.

5 comentários:

  1. Suas metáforas me tornam uma pessoa com mais senso crítico da realidade, juro. Hahahah, parabéns mais uma vez =)

    ResponderExcluir
  2. Engrandecendo meu ego com o blog da Paulinha.
    Sempre me permite mais de uma analogia. Adorei.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Cheguei aqui por acaso. Isso acontece muito, a gente vai clicando e vai parando em lugares diferentes da blogosfera. Mas aqui eu não podia só parar e continuar clicando em outros links. Você escreve de forma muito interessante, singela. Adorei! Favoritei :)

    ResponderExcluir
  4. Oie, soube do teu blog pelo twitter da Cris Guerra. Pelo título logo me interessei. Eu tenho um tumblr, que escrevo pequenas coisas, mas logo logo vou migrar para um blog - e se gente grande hahaha. mas se quiser dar uma conferida passa lá http://aondabater.tumblr.com/
    Já estou te seguindo!
    Abraçinhos

    ResponderExcluir
  5. Jurava que já tinha comentado nesse texto... Mas como não, tá geenial! *-*
    Meesmo *-*
    Como sempre, parabéens! =DD

    ResponderExcluir